segunda-feira, 21 de março de 2011

Trabalhando com arte

Sou professora de artes e, para mostrar aos meus alunos de 5a. série como as formas geométricas estão presentes nas composições plásticas, escolhi algumas obras do artista Alfredo Volpi. 











Mostrei um vídeo sobre a vida de Alfredo Volpi e suas obras.
http://www.youtube.com/watch?v=h5mUdd_-0bI&feature=related


Alfredo Volpi
Pintor brasileiro de origem italiana (14/4/1896-28/5/1988). Considerado um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Nasce na cidade italiana de Lucca e, aos 2 anos de idade, é trazido para o Brasil, fixando residência em São Paulo. Autodidata, começa a pintar em 1911 executando murais decorativos.
Alfredo Volpi Em 1922 passa a pintar também sobre tela e madeira. De 1937 a 1940 integra o Grupo Santa Helena, juntamente com Francisco Gonzales Rebolo, Mário Zanini e Aldo Bonadei, e a Família Artística Paulista, que se dedica a uma pintura mais tradicional e figurativa. Em 1944 realiza a primeira exposição individual. Nos anos 50 evolui para a abstração geométrica, com a série de bandeiras e mastros de festas juninas. Recebe o prêmio de melhor pintor nacional na 2ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo (1953). Participa da Bienal de Veneza em 1954 e da 1ª Exposição de Arte Concreta dois anos depois. Morre em São Paulo.

Fonte: http://www.algosobre.com.br/biografias/alfredo-volpi.html

Os alunos gostaram de ver as formas geométricas nas fachadas e bandeirinhas pintadas por Volpi e logo iniciaram suas pinturas inspirados nos trabalhos do artista.
Foi muito bacana vê-los pintando animados, construindo suas fachadas. Alguns tiveram mais dificuldades que outros, mas o importante não era o resultado e sim o processo e aprendizado de como as formas são elementos importantes em uma composição plástica.

Veja como ficaram os trabalhos:









Nenhum comentário:

Postar um comentário