sexta-feira, 8 de abril de 2011

As formas nas composições artísticas

Dando continuidade à aula sobre a forma, como elemento estrutural de uma composição plástica, enfatizei aos alunos a importância da natureza como fonte de inspiração para os trabalhos artísticos .
Mostrei uma apresentação em Powerpoint sobre o assunto da aula, "As formas nas composições artísticas", onde faço uma revisão sobre o que é forma, formas orgânicas e geométricas, comento as formas utilizadas pelo artista Pablo Picasso em sua obra Guernica e apresento algumas obras de Henri Matisse e Juan Miró para que os alunos percebam como eles trabalharam a questão da forma em suas obras. 
No vídeo abaixo, produzido por Amélia, você poderá ver algumas obras, com a técnica de recortes e colagens, de Henri Matisse:

A seguir, foi proposto aos alunos que também fizessem as suas composições com formas .
Selecionei algumas imagens de formas encontradas na natureza e a partir destas, os alunos deveriam criar suas composições utilizando a técnica de recorte e colagem. As composições poderiam conter formas orgânicas ou geométricas, vistas anteriormente.
Iniciaram a atividade e fiquei surpresa com o resultado obtido em 10 minutos disponíveis para a atividade. Vejam como ficaram algumas composições feitas pelos alunos.













 

 



Ainda estudando sobre formas, desta vez enfatizando a forma humana, os alunos da 7a. série criaram suas composições utilizando a técnica de recorte e colagem, valorizando a questão da figura e fundo. veja a seguir alguns trabalhos:
























Os alunos da 6a. série fotografaram algumas formas orgânicas e geométricas no pátio da escola e também fizeram suas composições. O resultado vocês podem ver abaixo:













Nenhum comentário:

Postar um comentário